0 5 2

DIAS PARA O CARNAVAL!

GARANTA SEU
INGRESSO!

Leandro de Itaquera

Ficha técnica

Fundação: 03/03/1982 

Cores oficiais: Vermelho e branco

Presidente: Leandro Alves Martins

Vice: Karin Darling

Carnavalesco: Orlando Junior

Diretor de Bateria: Fernando Oliveira (Mestre Pelé)

Diretor de Carnaval:  Comissão de Carnaval 

Diretores de Harmonia: Jenifer e Maurício 

Rainha de Bateria: Kaluana

Enredo de 2018: "A Celebração da Solidariedade no mundo: onde há uma necessidade, há um leão"

Intérprete: Juninho Branco

Melhor colocação no Grupo Especial: 4º lugar (1991)

Texto Destaque

A escola que surgiu como um presente de pai para filha representa um dos bairros mais populosos de São Paulo, Itaquera, localizado na Zona Leste da capital. Desde sua fundação, em 1982, Seu Leandro é o presidente da agremiação.
 
Após alguns anos disputando o Grupo Especial, a Leandro ascendeu ao Grupo de Acesso.
 
Em 2018, irá cantar o enredo "A Celebração da Solidariedade no mundo: onde há uma necessidade, há um leão". Será a segunda escola a ir para o Anhembi no dia 11 de fevereiro.

Nossa história

Itaquera é um dos bairros mais populosos da cidade de São Paulo. Tem cerca de 3 milhões de habitantes e fica na Zona Leste. Sua principal escola de samba, a Leandro de Itaquera, só surgiu em 1982, e graças a Karin, que durante sua festa de aniversário pediu ao seu pai, Leandro Alves Martins (fundador e atual presidente), uma escola de samba como presente. Uma reunião com alguns amigos sambistas foi suficiente para estimular a fundação do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Leandro de Itaquera, no dia 03 de março de 1982.
 
Ficou estabelecido que o Leão seria o símbolo da escola, representando força e liderança e as cores oficiais seriam o vermelho e o branco, com o significado de garra e paz, respectivamente. O povo acolheu a nova entidade que se situou à beira da Estação de Trem de Itaquera.
 
Aquele “presente” contou com a colaboração de muitas pessoas do bairro, que ajudaram a tocar a ideia. Em 1988, depois de seis anos de sua fundação, a Leandro de Itaquera venceu o Grupo de Acesso e em 1989 fez a sua estreia no Grupo Especial do Carnaval de São Paulo.
 
O samba “Babalotim” foi interpretado por Eliana de Lima, e a sua bateria foi comandada por Lagrila, um dos grandes nomes entre os ritmistas da cidade. Logo a escola passou a ser mais respeitada pelos sambistas paulistanos e, em 1991, fez a sua melhor apresentação no Grupo Especial com o enredo “Querem Acabar Comigo”, que criticava a exploração das riquezas naturais brasileiras, ficando atrás somente das campeãs Rosas de Ouro e Camisa Verde e Branco e da vice Vai-Vai.

Últimas notícias