Tem samba-enredo na parada! Na última quarta-feira (2), a Pérola Negra usou as redes sociais para divulgar a obra que vai embalar o enredo “O Mergulho nos Rios Sagrados em Busca da Cura do Corpo e da Alma”, aposta da agremiação para disputar o título de campeã do grupo de Acesso em 2021. Para este projeto, a escola optou por não fazer um concurso com várias composições, e convidou uma parceria para desenvolver a letra. O samba-enredo da Pérola Negra é assinado por Jairo Roizen, Daniel Collete, Thiago Sukata, Turko, Maradona, Rafa do Cavaco, Luan, Fabio Souza, Tubino Jadson, Claudinho e Meiners. Veja a letra:
Eu sou a luz de Nazaré
O menino da Judeia, amor e redenção
Nas águas do rio sagrado
O batismo é o legado
Sob as bênçãos do Jordão
Um sopro de vida à sombra da areia
Fartura que semeia um mundo novo
O verbo que o saber, clareia
Os mandamentos pra guiar meu povo
Morada de preces murmuradas
Pedidos e promessas, a graça alcançada
AFLUENTE QUE DESÁGUA… FÉ PRA PURIFICAR
PRANTO QUE LAVA A ALMA… VIDA A SE RENOVAR
E NA VILA MADALENA TODO CANTO É ORAÇÃO
O PODER QUE VEM DA CURA É DEVOÇÃO
Candura que se espalha em todo canto
Pra vestir o branco na paz de Oxalá
A voz do mensageiro anuncia
É tempo de harmonia, de entender e respeitar
À luz do Cruzeiro do Sul
Guardar o azul e os mistérios da terra
Senhora! As águas que benzeram seus milagres
Levam o caminho da verdade
Ao homem de paz por fim nessa guerra
AYÊYÊÔ! AYÊYÊÔ OXUM!
NO ARIAXÉ DA PÉROLA NEGRA
VOU ME BANHAR DE ERVA CIDREIRA E PEREGUN
Assista ao clipe do samba-enredo:
Divulgação/Pérola Negra
O Mergulho nos Rios Sagrados em Busca da Cura do Corpo e da Alma
O cenário pandêmico alterou a rotina das pessoas, trouxe à tona certa vulnerabilidade e instabilidade, e transformou o olhar sobre coisas que antes eram vistas quase como banais. São circunstâncias como esta que se vive hoje que antecedem reflexões a respeito da vida. Foi assim que surgiu a ideia de “O Mergulho nos Rios Sagrados em Busca da Cura do Corpo e da Alma”, enredo da Pérola Negra para o Carnaval 2021, uma imersão nas histórias dos rios e na relação espiritual da água doce com o ser humano. Responsável pelo desenvolvimento do tema, o carnavalesco Anselmo Brito é mais um dos sobreviventes da covid-19. Agora, o artista quer trazer para a Avenida essa busca pelo divino na natureza, com a mensagem de que tudo passa. “Assim como o rio, que passa em nossas vidas, eu tenho certeza de que tudo o que nós estamos vivenciando hoje irá passar. As águas dos rios têm poder de curar, de nos acalmar e de nos elevar ao Deus Supremo, para que possamos desfrutar deste planeta tão maravilhoso que Ele nos deu. As minhas expectativas são as melhores possíveis em relação ao desfile, até porque estamos motivados, e eu mais ainda, porque sou mais um dos sobreviventes, daqueles que lutaram e venceram, depois de momentos muito difíceis em relação à covid-19, mas eu sempre acreditei, tive muita fé e acho que é hora de celebração. Vai ser um desfile de celebração da vida e dos rios”, conta. Leia a entrevista completa.
Em 2021, o desfile das escolas de samba de São Paulo não acontecerá em fevereiro. Por conta da pandemia de covid-19, o próximo Carnaval foi adiado para maio, por ora. A transferência de data foi anunciada pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e pelo governador, João Doria, em coletiva de imprensa. Entenda a decisão aqui.
Carnaval SP 2020
Com o enredo “Bartali Tcherain — A Estrela Cigana Brilha na Pérola Negra”, a agremiação somou 267,6 pontos e ficou com a 14ª posição no grupo Especial.