“Sanitatem” já tem trilha sonora. Na última sexta-feira (25), a Rosas de Ouro apresentou o samba-enredo que vai embalar o próximo desfile. Quatro obras disputaram a grande final, realizada na quadra da agremiação e transmitida ao vivo pelas redes sociais da escola e pelo YouTube da Liga-SP. O concurso elegeu o samba assinado por Godoi, Luciano Godoi, Diego Nicolau, André Ricardo, Marcelo Adnet, Douglas Chocolate, Jacopetti, Cacá Mascarenhas, Liso, Antonio Júnior, Hudson Luiz e Andréia Araújo como vencedora. Veja a letra:
A bênção, meu velho
Meu velho, Obaluaê
No seu xaxará, a cura
Na palha, o seu poder
Visto azul e rosa
Evoco os ancestrais
Peço proteção
Começam rituais…
Couro do tambor, coração xamã
Água do rio, purificação
É fogo que o tempo não apaga
Atabaque de crioulo, rezadeira na senzala
DANÇA, PAJÉ… É MAGIA DA FLORESTA
DEIXA GIRAR… O POVO DE ARUANDA
AMÉM, PRO SANTO LOUVAR
CANTA ROSEIRA, DEIXA A FÉ TE GUIAR
Apago a luz e acendo vela pra saudar
Dobro os joelhos e me curvo para o pai
Pai de tantas faces e caminhos
Em tuas mãos, entrego o meu destino
Deus onipotente, onipresente, salvador
Faço minhas preces ao senhor
Longe de mim ter sua força e poder
Sua ciência, inteligência milenar
O povo cantando em oração
A alma e o brilho no olhar
Entenda que o samba também tem o dom de curar
VEM CELEBRAR, É FESTA NO TERREIRO
TEM IDENTIDADE, MEU BATUQUE CURANDEIRO
SAUDADE DE TE ABRAÇAR
ROSAS, A MAIS LINDA FLOR
NUM GESTO DE AMOR
Assista ao momento do anúncio do samba campeão:
Sanitatem
Carnaval é arte e a arte imita a vida. Inspirado pelo momento que vive a humanidade desde o fim de 2019, com o surgimento do novo coronavírus — que tem deixado vítimas pelo mundo inteiro e obrigado as pessoas a mudarem suas rotinas para evitar o contágio — Paulo Menezes, carnavalesco da Rosas de Ouro, vai levar para a Avenida o enredo Sanitatem em 2021. A palavra em latim significa cura e, de acordo com Paulo Menezes, são os rituais e caminhos até a cura que serão apresentados no Anhembi: “É um enredo que reflete o desejo de cada um, não é só um desejo do brasileiro e sim de toda a humanidade. Não é um enredo triste, pelo contrário, é um enredo de festa, esperança e agradecimento”. Leia a entrevista completa.
Em 2021, o desfile das escolas de samba de São Paulo não acontecerá em fevereiro. Por conta da pandemia de covid-19, o próximo Carnaval foi adiado para maio, por ora. A transferência de data foi anunciada pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e pelo governador, João Doria, em coletiva de imprensa. Entenda a decisão aqui.
Carnaval SP 2020
Com “Tempos Modernos”, enredo desenvolvido pelo carnavalesco André Machado, a Rosas de Ouro ficou com a 7ª colocação no grupo Especial, somando 269,5 pontos.