Depois de 42 sambas inscritos, audições internas e eliminatórias virtuais, eis o eleito! No último domingo (13), a Mocidade Alegre escolheu o samba-enredo que vai embalar seu próximo desfile, uma homenagem à vida e obra de Clementina de Jesus. A grande final da disputa foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Morada do Samba, com direito a churrasco delivery — o projeto é chamado “Churras Live” — e consagrou o samba assinado por Márcio André, Fabiano Sorriso, China da Morada, Marquinho, Biel, Lucas Donato, Daniel Katar, Bello e Marcelo Valencia como campeão. Veja a letra:
É LINDO VER A MULHER NEGRA LUTAR!
QUEM TE VÊ SORRIR, NÃO HÁ DE TE VER CHORAR!
RAINHA QUELÉ, VEM SER COROADA!
NA MINHA, NA SUA, NA NOSSA MORADA!
NEGRA NA ALMA E NA COR
FLOR DE RAIZ AFRICANA
BATUQUE DE JONGO, FOLIA DE REIS
ORGULHO DE SER VALENCIANA
SAIU DA ROÇA, IAIÁ! FOI PRA CIDADE…
VOOU COM A ÁGUIA ALTANEIRA
CERCADA DE BAMBAS, CAIU NO SAMBA
DE VERDE E ROSA LÁ EM MANGUEIRA
SENHORA DA GLÓRIA, DE TANTAS BATALHAS
A ROSA DOS PALCOS, A VOZ DE NAVALHA
NA HORA DA SEDE VOCÊ PENSA EM MIM (Ê LAIÁ!)
NÃO VADEIA CLEMENTINA! EU VOU VADIAR!
FOI O TOMBO DO NAVIO… MARINHEIRO SÓ!
NO BALANÇO DO MAR!
YÔ, YÔO! YÔ, YÔOO!
O SEU CANTAR É UMA PRECE
NO ALTAR DO SAMBA RESPLANDECE
“AONDE DEUS FEZ A MORADA”
EMANA A LUZ DO NOSSO SENHOR
E O SARAVÁ DE TODOS ORIXÁS
FILHA DE ZAMBI!
IDENTIDADE, AURA ANCESTRAL
DA NEGRITUDE, RETRATO MESTIÇO
DE FATO A VOZ DOS ESCRAVOS
GINGA, CAPOEIRA, PARTIDEIRA… AXÉ!
A MOCIDADE SE AJOELHA AOS SEUS PÉS!
Assista ao momento de revelação do samba campeão:
Quelémentina, Cadê Você?
Sambista carioca, filha de parteira e de um violeiro, dona de uma voz imponente que a ancestralidade em suas músicas, atingindo o auge da carreira aos 63 anos. “Clementina de Jesus era uma mulher muito simples, porém de uma grandiosidade que talvez ela não tivesse consciência da importância que ela tem, não só para a história do samba, mas também para a libertação da mulher negra, pobre, uma mulher que não esperava mais conquistar nada, mas que seguia livre dentro da sua filosofia”, explica Edson Pereira, que é autor do enredo, uma sugestão prontamente aceita pela diretoria da Mocidade Alegre e pela presidente, Solange Cruz. “Pro samba, é importante valorizar essa mulher que tanto fez pela nossa cultura, pelo nosso samba. Clementina de Jesus, mais do que merecidamente, é o enredo da Mocidade Alegre para 2021”, declara o carnavalesco. Leia a entrevista completa.
Carnaval 2021
Em 2021, o desfile das escolas de samba de São Paulo não acontecerá em fevereiro. Por conta da pandemia de covid-19, o próximo Carnaval foi adiado para maio, por ora. A transferência de data foi anunciada pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e pelo governador, João Doria, em coletiva de imprensa. Entenda a decisão aqui.
Carnaval SP 2020
O enredo “Do Canto das Yabás, Renasce Uma Nova Morada” deu à Mocidade Alegre a 3ª colocação entre as 14 escolas que desfilaram pelo grupo Especial, somando 269,7 pontos.