Colorado do Brás
André Machado dá detalhes sobre enredo da Colorado do Brás
Carolina Maria de Jesus, autora de Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada vai ser homenageada em 2021

Das páginas do livro traduzido para 13 idiomas e publicado em mais de 40 países para a passarela do samba. Em 2021, a vida e a obra da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus é enredo da Colorado do Brás. “Carolina — A Cinderela Negra do Canindé” será desenvolvido pelo carnavalesco André Machado, que muito se identifica com a trajetória da homenageada, que fez a vida vivida na favela do Canindé, comunidade próxima à Colorado do Brás, transcender os limites geográficos através do livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada. “É um enredo que a escola também já tinha vontade de fazer, segundo o presidente Ka, e tudo só coincidiu com a minha chegada pra gente preparar um grande desfile para o Carnaval de 2021”, diz André.

Leitora voraz, a mineira Carolina Maria de Jesus viveu a maior parte de seus dias em São Paulo como catadora de papelão. Veio para a capital paulista em busca de um sonho e enfrentou todo tipo de infortúnio na comunidade do Canindé, experiência que fez surgir o primeiro livro publicado. O sucesso da obra mudou sua condição social por algum tempo. Quando morreu, em 1977, Carolina já não tinha tanto poder aquisitivo. “Ela teve uma vida de gata borralheira, mas teve uma noite de cinderela e o sonho dela, como aconteceu na história da Cinderela, foi até a meia-noite, porque, apesar dela ter ganhado grana e ter mudado de vida, ela voltou à estaca zero, apesar de já bastante conhecida no meio literário”, explica o carnavalesco.

Entusiasmado com a recepção da agremiação e a repercussão do enredo para o público, André Machado já compartilhou com a família da escritora negra as expectativas para 2021. Já muito citada em homenagens às mulheres negras no Carnaval paulistano, Carolina Maria de Jesus tem, além da vida contada através das páginas publicadas, um legado: “É um enredo que fala que através da educação e do hábito de ler a gente consegue dar a volta por cima e realizar os nossos sonhos”, diz André Machado.

Com “Que Rei Sou Eu?”, desenvolvido pelo carnavalesco Leonardo Catta Preta, a Colorado do Brás ficou com a 12ª colocação entre as 14 escolas do grupo Especial, somando 268,7 pontos no Carnaval SP 2020.