Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo
Espaço Cultural do Carnaval faz uma pausa em suas atividades
Arena de Lazer Sambódromo do Anhembi fecha para eventos a partir desta terça-feira (16)

Depois de mais de um ano de muito enriquecimento cultural, o Espaço Cultural do Carnaval faz uma pausa em suas atividades a partir desta terça-feira, 16 de novembro, dando lugar aos preparativos do sambódromo para receber os Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo, em fevereiro de 2022. Também a partir desta data, a Arena de Lazer Sambódromo do Anhembi fecha sua agenda para eventos, temporariamente.

O espaço, motivo de orgulho para os sambistas, tornou-se ponto de encontro para atividades carnavalescas durante sua primeira temporada aberto para visitação, em um momento crítico para o Carnaval em geral, decorrente dos efeitos da pandemia em São Paulo. Apenas quatro meses após sua inauguração, mais de 10 mil pessoas já haviam passado por lá. 

Da porta para dentro, o Espaço Cultural do Carnaval democratizou o acesso a elementos característicos das escolas de samba que não são vistos de perto para o público em geral, como as fantasias usadas por destaques de luxo, figurinos que passaram pela Avenida durante o Carnaval SP 2020, instrumentos que compõem a bateria de uma agremiação, pavilhões das escolas e até mesmo as maquetes que serviram de base para a construção das alegorias trazidas pela Águia de Ouro, atual campeã, para o desfile. Da porta para fora, foi palco para apresentações de músicos, dançarinos, cantores, ritmistas e atores. Aulas de samba no pé, dança de salão e mestre-sala e porta-bandeira foram ministradas lá durante este período, além de passeios de bike, caminhadas e ensaios promovidos pelas escolas de samba. “Foram meses de muita emoção, superamos todas as expectativas de visitação.  Agradeço a todos que nos prestigiaram com a presença, aos presidentes das escolas de samba que abraçaram a ideia, aos artistas que fizeram belíssimos espetáculos no local, aos patrocinadores e a toda equipe da SPTuris”, diz Lucia Helena Silva, curadora do Espaço Cultural do Carnaval.



Arena de Lazer Sambódromo do Anhembi

O palco utilizado pelas escolas de samba de São Paulo foi aberto ao público em outubro de 2020, uma decisão do então prefeito Bruno Covas. Assim, a capital paulista ganhou mais uma área de lazer, com ciclofaixas, estrutura para caminhada, para práticas de esportes, uso de patins, patinete e skate, além de um espaço reservado aos pets. “Valeu a pena ver a alegria de crianças, jovens, famílias e pessoas de todas as idades convivendo, brincando ou praticando esportes variados com toda a segurança e os necessários cuidados sanitários. Ficamos muito felizes, também, com o engajamento da população nas campanhas solidárias que foram realizadas e que ajudaram muitas famílias carentes da cidade. O sucesso do projeto foi resultado de uma ampla parceria dos nossos colaboradores, da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo e presidente Sidnei, da produtora cultural Lucia Helena da Silva e do fundamental e decisivo apoio das empresas”, conta Suzana Silveira, responsável pelos projetos especiais na Diretoria de Marketing e Vendas da SPTuris.

Carnaval presente em pautas da sociedade

Durante o momento de distanciamento, foi no Espaço Cultural do Carnaval que pautas atuais da sociedade ganharam força. Em fevereiro de 2021, na data em que aconteceriam os Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo, sambistas voluntários uniram-se à campanha Todos Pelas Vacinas, promovida por entidades científicas brasileiras, e, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, pintaram a hashtag do movimento, #TodosPelasVacinas, na passarela Adoniran Barbosa, como manifesto artístico em um momento em que o movimento antivacina frustrava o combate à covid-19 com informações falsas sobre a imunização.



Em junho de 2021, mês que celebra o Orgulho LGBTQIA+, o sambódromo vestiu o bandeirão da maior parada do Orgulho LGBTQIA+ do mundo. Ao Espaço Cultural do Carnaval, a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil entregou o azulejo da diversidade, concedido a entidades que apoiam e respeitam a diversidade.

Foto: José Cordeiro/SPTuris

Por ora, a despedida do Espaço Cultural do Carnaval ainda é parcial. Parte dos elementos carnavalescos passam a integrar a Expo da Consciência Negra, que acontece nos dias 19, 20, 21 e 22 de novembro, no pavilhão 10 do Complexo do Anhembi, com entrada gratuita. A iniciativa da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, em parceria com a SPTuris, é parte do projeto São Paulo Farol de Combate ao Racismo Estrutural e pretende recuperar a trajetória da população negra e seu protagonismo na história, incluindo o samba e o Carnaval, manifestações culturais essencialmente negras.