Depois de quatro noites com shows de tirar o fôlego, chegou a hora de conhecer as campeãs do Carnaval de São Paulo. Nesta terça-feira (26), a partir das 16h, acontece a apuração das notas dos grupos Especial, Acesso e Acesso II, no sambódromo do Anhembi, com transmissão do grupo Especial pela TV Globo e dos grupos de Acesso e Acesso II, com inícios previstos para 18h e 20h, pelo canal oficial da Liga-SP no YouTube. As apurações não são abertas ao público.
A grande campeã
Estão na disputa pelo troféu de campeã do Carnaval SP 2022, o Carnaval da Vida, as 14 escolas de samba do grupo Especial: Acadêmicos do Tatuapé, Acadêmicos do Tucuruvi, Águia de Ouro, Barroca Zona Sul, Colorado do Brás, Dragões da Real, Gaviões da Fiel, Império de Casa Verde, Mancha Verde, Mocidade Alegre, Rosas de Ouro, Tom Maior, Unidos de Vila Maria e Vai-Vai.
Por merchandising e uso de maquinário em alegoria, Colorado do Brás e Acadêmicos do Tatuapé, respectivamente, iniciam a apuração com menos 0,5 décimos.
Para a apuração do grupo Especial, a ordem de leitura das notas sorteada é:
1 – Harmonia
2 – Mestre-sala e Porta-bandeira
3 – Enredo
4 – Evolução
5 – Bateria
6 – Fantasia
7 – Alegoria
8 – Samba-enredo
9 – Comissão de Frente
As cinco primeiras colocadas voltam ao sambódromo do Anhembi para o Desfile das Campeãs, na sexta-feira (29). Os ingressos estão à venda pelo site www.clubedoingresso.com e nas bilheterias do Anhembi, no portão 1, de segunda a sexta, do meio-dia às 20h.
As duas últimas colocadas no ranking de 2022 passam para o grupo de Acesso em 2023.
Grupo de Acesso
A campeã e a vice-campeã do grupo também voltam ao sambódromo do Anhembi na sexta-feira (29) e ocupam as duas vagas remanescentes do grupo Especial em 2023, abrindo a sexta-feira e o sábado de Carnaval. Estão na briga pelo título e pelas vagas: Camisa Verde e Branco, Estrela do Terceiro Milênio, Independente Tricolor, Leandro de Itaquera, Mocidade Unida da Mooca, Morro da Casa Verde, Pérola Negra e X-9 Paulistana. A última colocada das 8 agremiações deixa o grupo para desfilar no Acesso 2 em 2023.
Por infringir o Art. 15, seção I, letra a inciso 3, do regulamento do Carnaval SP 2022, a Mocidade Unida da Mooca perdeu 0,1 décimo.
No grupo de Acesso, a leitura das notas dos quesitos seguem esta ordem:
1 – Alegoria
2 – Harmonia
3 – Mestre-sala e Porta-bandeira
4 – Enredo
5 – Evolução
6 – Bateria
7 – Fantasia
8 – Samba-enredo
9 – Comissão de Frente
Grupo de Acesso II
E a grande campeã das 12 escolas deste grupo ascende ao grupo de Acesso em 2023, abrindo o domingo de Carnaval. As candidatas ao campeonato são: Amizade Zona Leste, Brinco da Marquesa, Camisa 12, Dom Bosco de Itaquera, Imperador do Ipiranga, Nenê de Vila Matilde, Primeira da Cidade Líder, Torcida Jovem, Tradição Albertinense, Uirapuru da Mooca, Unidos de Santa Bárbara e Unidos do Peruche.
Camisa 12 e Dom Bosco de Itaquera perderam 0,4 e 0,5 décimos, respectivamente, por terem excedido o tempo de desfile, que pode ter, no máximo, 50 minutos,
A última colocada volta aos grupos de bairros da UESP.
A ordem de leitura das notas do grupo de Acesso II:
1 – Harmonia
2 – Mestre-sala e Porta-bandeira
3 – Enredo
4 – Evolução
5 – Bateria
6 – Fantasia
7 – Alegoria
8 – Samba-enredo
9 – Comissão de Frente
No dia 29 de abril, sexta-feira, retornam ao Anhembi para o Desfile das Campeãs as cinco primeiras colocadas do grupo Especial, a campeã e a vice-campeã do grupo de Acesso, e a campeã do grupo de Acesso 2. Os ingressos estão à venda pelo site www.clubedoingresso.com e nas bilheterias do Anhembi, no portão 1, até sexta-feira, do meio-dia às 20h.