Liga-SP
Aproximação entre Liga-SP e vereadores fortalece o Carnaval como vetor de cultura, renda e lazer

Na tarde de ontem, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) recebeu a visita institucional de um grupo de vereadores da Câmara Municipal de São Paulo. Estiveram presentes representantes de diferentes partidos, tanto da base governista quanto da oposição, em uma demonstração clara de que o Carnaval Paulistano é uma pauta suprapartidária e de interesse coletivo da cidade.

A comitiva foi composta pelo Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Teixeira, que também é presidente de honra da União das Escolas de Samba Paulistanas, a UESP. Além dele, o presidente de honra da Liga-SP, Milton Leite foi acompanhado dos vereadores Sandra Santana, Silvia da Bancada Feminista, Silvão, Silvinho, Fabio Riva e Marcelo Messias. Durante a visita, os parlamentares puderam conhecer mais de perto o trabalho realizado pela Liga-SP ao longo do ano e a estrutura que sustenta os desfiles das escolas de samba em suas quadras, na Fábrica do Samba e no Sambódromo do Anhembi.

Todos os presidentes das escolas de samba dos grupos Especial, de Acesso 1 e de Acesso 2 estiveram presentes e chancelaram a iniciativa, reconhecendo a importância de estabelecer um diálogo permanente com o poder público. A presença unificada da liderança das agremiações reforça o posicionamento da Liga-SP como representante legítima de um movimento cultural que ultrapassa os limites da avenida e se faz presente o ano inteiro nas comunidades.

A conversa reforçou a importância de ampliar o diálogo entre o poder público e os atores que movimentam o Carnaval paulistano. A aproximação entre a Liga-SP e a Câmara Municipal visa consolidar uma agenda positiva em prol do samba paulistano, reconhecendo as escolas de samba como importantes geradoras de cultura, lazer, emprego e renda na cidade. A formação de uma “Bancada do Samba” na Câmara — reunindo vereadores comprometidos com o fortalecimento do setor — é um passo importante para garantir políticas públicas que valorizem e sustentem essa cadeia produtiva que mobiliza milhares de pessoas ao longo de todo o ano.

O Carnaval de São Paulo, além de sua dimensão artística e cultural, tem impacto direto na economia da capital. São gerados milhares de empregos diretos e indiretos, do artesão ao operador de logística, passando por músicos, costureiras, coreógrafos e profissionais de comunicação. As atividades das escolas de samba promovem inclusão, oferecem oportunidades em territórios periféricos e atuam como instrumento de transformação social.

Com essa visita, a Liga-SP reforça seu compromisso de manter portas abertas ao diálogo construtivo com o Legislativo municipal, atuando em conjunto para ampliar os horizontes do samba paulistano. A valorização do Carnaval como política pública não se limita aos dias de desfile, mas passa pelo reconhecimento contínuo da contribuição das escolas para o desenvolvimento humano, social, cultural e econômico de São Paulo.

A Liga-SP agradece a presença dos vereadores e reafirma sua disposição em seguir construindo, em parceria com o poder público, um Carnaval cada vez mais forte, plural, inclusivo e representativo da diversidade e da potência cultural da cidade.