No último fim de semana, o Camisa Verde e Branco deu mais um passo rumo ao Carnaval 2021, com a escolha do samba que vai embalar o próximo desfile. Três parcerias chegaram à final do concurso de samba-enredo da agremiação, transmitido ao vivo pelas redes sociais. A obra vencedora é assinada por Nikinha, Sandro Simões, Gustavo Santos, Xuxo do Cavaco, Rodrigo Correia, Pablo do Cavaco, Ricardo Diegues, Zé Robertto e Toninho 44.Veja a letra:
VAI NA FÉ BARRA FUNDA
MEU TREVO TE BENZE E VAI ABENÇOAR
NO TAMBOR DA FURIOSA EU VOU SAMBAR NO PÉ
AXÉ MEU CAMISA AXÉ
A FORÇA DA MATA ENCANTOU JUREMA
SOB O CLARÃO DA LUA
DIVINA MANIFESTAÇÃO DE FÉ
O SABER DE UM PAJÉ…CLAREIA
PELAS BÊNÇÃOS DA MULHER
É CURA PRA QUEM SEMEIA
O GIRO DA SUA SAIA
EVOCA TRAZ PROTEÇÃO
PRA ALMA, PAZ, CALMARIA
NO PODER DA ORAÇÃO
REZADEIRA… DIVINO DOM DE IYA
SAGRADO TERÇO NAS MÃOS É LUZ PRA GUIAR
ABRE OS CAMINHOS PARA O MAL SE AFASTAR
FEITIÇO DE KATENDE
FUNDAMENTO DA FLORESTA
ARRUDA E GUINÉ…AROEIRA
CHEIRO DE MATO ERVA DE BENZER
CURANDEIRA
Ô CURIMBÁ CURIMBÁ SARAVÁ
FIRMA O PONTO NO TERREIRO
TEM FUMAÇA NO CONGÁ
SANTOS E VELAS ENFEITAM UM LINDO ALTAR
PARA BENZER MEU PATUÁ
PARTEIRA…SUBLIME É TUA MISSÃO
MANGUEIRA ABENÇOOU MEU PAVILHÃO
ASSIM COMO ABENÇOEI TODOS QUE BATIZEI
EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO AMÉM
Assista ao anúncio do samba-enredo campeão:
“Rezadeiras — Na Fé do Trevo, Eu Te Benzo! Na Fé do Trevo, Eu Te Curo!” é o enredo do Camisa Verde e Branco para o Carnaval de 2021, uma homenagem à força espiritual das mulheres benzedeiras do Brasil, desenvolvida pelos carnavalescos Leno Vidal e Renan Ribeiro. A ideia partiu de Leno, que viveu a infância em Belém do Pará com a avó, uma benzedeira. O carnavalesco sonhou com a progenitora e levou a proposta ao parceiro, que mergulhou na pesquisa e topou: “Acho justo uma homenagem a essas mulheres de fé e dedicação ao ato de ajudar o próximo. Uma prática quase esquecida que vamos relembrar”, conta Renan. Para Leno, é uma oportunidade de resgatar esse legado ancestral: “É uma riqueza tão valiosa, de Norte a Sul do país, onde milhares de pessoas devem ter em suas histórias de vida pessoais uma senhora rezadeira”. Leia a entrevista completa.
Em 2021, o desfile das escolas de samba de São Paulo não acontecerá em fevereiro. Por conta da pandemia de covid-19, o próximo Carnaval foi adiado para maio, por ora. A transferência de data foi anunciada pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e pelo governador, João Doria, em coletiva de imprensa. Entenda a decisão aqui.
Carnaval SP 2020
Com o enredo “Ajayô: Carlinhos Brown, candombléss, tambores e batuques ancestrais”, desenvolvido pelo carnavalesco Cláudio Cavalcante, o Cebola, o Camisa Verde e Branco ficou com a 5ª colocação no grupo de Acesso, somando 269,3 pontos.