Chega ao fim o concurso de sambas-enredo da Colorado do Brás! Neste domingo (2), a agremiação promove a grande final da disputa que vai eleger a obra que irá para a Avenida em 2021, com transmissão ao vivo pelo canal da Liga-SP no YouTube, a partir das 18h30.
Três sambas estão na disputa para se tornarem trilha sonora do enredo “Carolina — A Cinderela Negra do Canindé”, uma homenagem à vida e obra da escritora Carolina Maria de Jesus. Durante a live, o intérprete oficial da agremiação, Chitão Martins, vai apresentá-las. E a programação não para por aí. Ainda estão previstas as participações do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Ruhanan e Ana Paula, da musa Munik Nunes, do mestre da bateria Ritmo Responsa, Allan Meira, além dos convidados especiais: Ernesto Teixeira, intérprete oficial dos Gaviões da Fiel; e Fredy Vianna e Rafael Raspada, intérprete e membro da ala musical, ambos da Mancha Verde.
A disputa
Entre audições internas e transmissões ao vivo pelas redes sociais, com direito a entrevistas com os compositores, a Colorado do Brás adaptou o concurso para evitar aglomerações e cumprir as medidas necessárias para conter a pandemia causada pelo coronavírus no Brasil e no mundo, como o distanciamento social. Disputam a grande final três parcerias:
Samba 5: Almir Mendonça, Leandro Rato e Delson Patricio
Samba 7: Thiago Sukata, Turko, Rafa do Cavaco, Claudio Mattos, Maradona, Valêncio, Luan e Thiago Meiners
Samba 10: Celsinho Mody, Jacopetti, Fadico, André Lemos e JC Castilho
“Carolina — A Cinderela Negra do Canindé”
André Machado é o carnavalesco responsável por transformar a vida e a obra da escritora em um desfile de escola de samba. Leitora voraz, a mineira Carolina Maria de Jesus viveu a maior parte de seus dias em São Paulo como catadora de papelão. Veio para a capital paulista em busca de um sonho e enfrentou todo tipo de infortúnio na comunidade do Canindé, experiência que fez surgir o primeiro livro publicado. Já muito citada em homenagens às mulheres negras no Carnaval paulistano, Carolina Maria de Jesus tem, além da. vida contada através das páginas publicadas, um legado: “É um enredo que fala que através da educação e do hábito de ler a gente consegue dar a volta por cima e realizar os nossos sonhos”, diz André Machado. Para ler a entrevista completa, clique aqui.
Em 2021, o desfile das escolas de samba de São Paulo não acontecerá em fevereiro. Por conta da pandemia de covid-19, o próximo Carnaval foi adiado para maio, por ora. A transferência de data foi anunciada pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e pelo governador, João Doria, em coletiva de imprensa. Entenda a decisão aqui.
Carnaval SP 2020
Com “Que Rei Sou Eu?”, desenvolvido pelo carnavalesco Leonardo Catta Preta, a Colorado do Brás ficou com a 12ª colocação entre as 14 escolas do grupo Especial, somando 268,7 pontos.