Colorado do Brás
Colorado do Brás escolhe samba-enredo para 2021
Disputa consagrou o samba 7 como hino para o desfile em homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus

No último fim de semana, a Colorado do Brás deu mais um passo rumo ao Carnaval de 2021. Depois de audições internas e uma série de lives para apresentar os concorrentes, o concurso de samba-enredo chegou ao fim no domingo (2), elegendo o samba 7 como vencedor. A obra que vai embalar o desfile “Carolina – A Cinderela Negra do Canindé” — uma homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus, que está sendo desenvolvida pelo carnavalesco André Machado — é assinada pelos compositores Thiago Sukata, Turko, Rafa do Cavaco, Claudio Mattos, Maradona, Valêncio, Luan e Thiago Meiners.

Em transmissão ao vivo, os três sambas finalistas foram entoados pelo intérprete oficial, Chitão Martins, que foi acompanhado pela bateria Ritmo Responsa, sob o comando do mestre Allan Meira. Também participaram da live da Colorado os intérpretes Fredy Vianna, da Mancha Verde, e Ernesto Teixeira, da Gaviões da Fiel. Veja a letra do samba eleito pela Colorado do Brás para 2021:

SALVE O POVO DA RUA

ABRE CAMINHOS PRO DESTINO ABENÇOAR

SOU EU, CAROLINA DE JESUS

A VOZ DA PELE PRETA A ECOAR

BITITA! VOA LIVRE FEITO BORBOLETA

UM QUILOMBO DE FORÇA E CORAGEM

HÁ FOME DE ESPERANÇA E IGUALDADE

MENINA! POEMA DE ASFALTO À LUZ DO LUAR

EM CASA DE MADAME PRA GANHAR O PÃO

SONHOS ESCRITOS NÃO FORAM EM VÃO

LÁ VOU EU PRA BATALHA, NÃO TINHA O QUE COMER

FIZ VERSO FIZ POESIA RETRATANDO O MEU VIVER

QUANDO CHEGUEI A SÃO PAULO SEM RUMO, SEM RENDA

FALEI DE JUSTIÇA PRA QUE O MUNDO ENTENDA

EXTRA! A NEGRA ENRIQUECEU

SOU EU… A MÃE PRETA RESISTÊNCIA

BORDANDO EM MEU QUARTO SENTIMENTOS

MAZELAS QUE REFLETEM A CONSCIÊNCIA

NAS FOLHAS DE CADERNOS A VERDADE SE TRADUZ

EM MEU SOBRENOME UMA PRECE… JESUS

SER A CINDERELA… DO MEU CANIDÉ

A FLOR MAIS BELA… QUEM É QUE NÃO QUER?!

VENCER O PRECONCEITO…LUTAR É NOSSO DIREITO

NÃO DUVIDE DA BRAVURA DA MULHER

SAMBA DA FAVELA… NEGA BATUCADA

A COLORADO É A VOZ DA EMOÇÃO

UM GRITO DE CORAGEM PRA CANTAR O AMOR

RESPEITA A MINHA COR

Assista ao momento do anúncio do samba-enredo:

A Colorado do Brás ainda prestou uma homenagem a duas vítimas da covid-19, ambas integrantes da agremiação: Nalvinha, coordenadora da ala das baianas, e Carlinhos Sebastian, diretor da bateria Ritmo Responsa.

“Carolina — A Cinderela Negra do Canindé”

André Machado é o carnavalesco responsável por transformar a vida e a obra da escritora em um desfile de escola de samba. Leitora voraz, a mineira Carolina Maria de Jesus viveu a maior parte de seus dias em São Paulo como catadora de papelão. Veio para a capital paulista em busca de um sonho e enfrentou todo tipo de infortúnio na comunidade do Canindé, experiência que fez surgir o primeiro livro publicado. Já muito citada em homenagens às mulheres negras no Carnaval paulistano, Carolina Maria de Jesus tem, além da. vida contada através das páginas publicadas, um legado: “É um enredo que fala que através da educação e do hábito de ler a gente consegue dar a volta por cima e realizar os nossos sonhos”, diz André Machado. Para ler a entrevista completa, clique aqui. 

Em 2021, o desfile das escolas de samba de São Paulo não acontecerá em fevereiro. Por conta da pandemia de covid-19, o próximo Carnaval foi adiado para maio, por ora. A transferência de data foi anunciada pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e pelo governador, João Doria, em coletiva de imprensa. Entenda a decisão aqui.

Carnaval SP 2020

Com “Que Rei Sou Eu?”, desenvolvido pelo carnavalesco Leonardo Catta Preta, a Colorado do Brás ficou com a 12ª colocação entre as 14 escolas do grupo Especial, somando 268,7 pontos.