“A odisseia de Áquila… Um voo para o futuro!” é o enredo escolhido pela Nenê de Vila Matilde para o Carnaval 2021, uma história sobre a águia, símbolo do pavilhão matildense, que promete muitas reflexões na Avenida. Responsável pelo desenvolvimento do tema, o carnavalesco Amauri Santos aproveitou o momento de sensibilidade — em âmbito geral, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, e especificamente na comunidade da Nenê, que se deparou com o descenso em 2020 — para carnavalizar uma contemplação ampla a partir da ave: “Precisamos nos renovar, porém resgatando antigos valores para que possamos alçar vôos futuros com mais responsabilidades. Isto serve para nossa agremiação como para toda a humanidade”. Além de exaltar a identidade da Nenê, a escolha pela águia traz uma mensagem: “Um animal guerreiro, corajoso e que após um ciclo de vida se renova para mais uma jornada”, explica Amauri.
E como se trata de uma odisseia, o projeto da Nenê de Vila Matilde vai se aventurar pela mitologia grega, passando também pelo comportamento da ave, sem deixar de fora todos os simbolismos que a ela foram agregados pela história, como o de força. “Levaremos este exemplo para que nossa comunidade e toda a humanidade possa se espelhar buscando sua renovação, porém respirando antigos ares. Esta é a hora de iniciarmos um novo ciclo, um ciclo vitorioso”, reforça o carnavalesco. “Quero mostrar para o público uma plástica criativa, digna da Nenê de Vila Matilde. E o fato deste enredo ter sido muito bem aceito pela comunidade matildense me garante que que o público irá se surpreender com um desfile muito aguerrido”, promete. Para ler a sinopse do projeto, clique aqui.
Consciente dos efeitos do inédito descenso da agremiação em 2020 para o grupo de Acesso II, Amauri Santos encara a oportunidade como um desafio: “Encontrei uma equipe com muita vontade de dar a volta por cima e uma comunidade apaixonada pelo seu pavilhão”, diz. Para ele, a incerteza de datas que rodeou o Carnaval de 2021, por conta da pandemia, foi uma conveniência para que pudesse refletir os detalhes e chegar ao melhor caminho do projeto. “Tudo isso me traz uma confiança a mais para que possamos levar para a Avenida o nosso melhor. Esta comunidade merece”, finaliza.
Trabalho a todo vapor
Não é só de expectativas que vive a Nenê de Vila Matilde. A agremiação tem um novo elenco para o próximo Carnaval e, na mesma ocasião em que lançou o enredo, aproveitou para mostrar os protótipos das fantasias que ajudarão a compor o desfile “A odisseia de Áquila… Um voo para o futuro!”. Neste momento, a azul e branca se prepara para dar início ao concurso que vai eleger o samba-enredo de 2021.
Carnaval SP 2020
Com o enredo “O Presente da Deusa e o Brinde da Águia”, desenvolvido pelo carnavalesco Zilkson Reis, a Nenê de Vila Matilde somou 268,7 pontos e ficou com a 7ª colocação entre as escolas que disputaram o grupo de Acesso em 2020. No próximo Carnaval, a agremiação da zona leste desfilará pelo grupo de Acesso II.