Edital de Credenciamento para Imprensa – Carnaval SP 2024

1) O Desfile das Escolas de Samba de São Paulo no sambódromo do Anhembi é um verdadeiro festival cultural com participação de 33 agremiações, organizado pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP), junto com a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da São Paulo Turismo (SPTuris), e outros parceiros. Para os interessados em usufruir do evento, é necessário adquirir um ingresso, cuja renda é revertida para as agremiações carnavalescas. Aos profissionais de imprensa que farão a cobertura jornalística do espetáculo no sambódromo do Anhembi, é liberada a entrada com a credencial de imprensa do evento, concedida apenas e tão somente a veículos de imprensa depois de realizado o processo de credenciamento descrito neste Edital e após a avaliação da Comissão de Credenciamento. A análise segue os critérios abaixo relacionados:

2) Processo de Credenciamento
O processo de credenciamento foi estabelecido para que todos os profissionais possam trabalhar com a máxima segurança, já que a cobertura dos Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo exige atenção e experiência, principalmente dentro da avenida.

–  A credencial de imprensa para a cobertura do Carnaval SP 2024 no sambódromo terá validade para as seguintes datas:

  • Grupo de Acesso 2: 03 de fevereiro de 2024 (sábado);
  • Grupo Especial: dias 09 e 10 de fevereiro de 2024 (sexta-feira e sábado);
  • Grupo de Acesso 1: dia 11 de fevereiro de 2024 (domingo);
  • Desfile das Campeãs: dia 17 de fevereiro de 2024 (sábado).

 O acesso à Apuração, no dia 13 de fevereiro de 2024, estará sujeito à nova análise de credenciamento.

3) Critérios para o Credenciamento

–  e, para que os profissionais de imprensa tenham melhor qualidade no trabalho de cobertura jornalística do evento, foram estabelecidos alguns critérios para concessão de credenciais. Assim, é necessário que o veículo de imprensa:

– Tenha publicado matérias sobre o Carnaval de São Paulo ao longo do ano de 2023. As publicações serão solicitadas pela Comissão de Credenciamento para comprovação.

– Comprove o funcionamento do veículo de comunicação há mais de 24 meses. Exceções serão analisadas e a concessão de credenciais fica a critério da Comissão de Credenciamento.

– Apenas serão credenciados como imprensa os profissionais que, de fato, atuam como tal. São eles: repórteres, fotógrafos, produtores, cinegrafistas, redatores, editores, assistentes de produção/câmera. Estão excluídos, portanto, o departamento comercial dos veículos de comunicação, bem como outros profissionais que não se enquadrem nas categorias citadas acima, a exemplo de motoristas e outros. Para essa comprovação, é obrigatória a apresentação do MTB do profissional.

– BLOGS, PORTAIS, REDES SOCIAIS:  As páginas e websites serão avaliados pela Comissão de Credenciamento sobre sua relevância. Além das matérias sobre Carnaval previamente publicadas, exigiremos os relatórios de Analytics para verificar a abrangência da página/ website.

 – FREELANCERs: Todos os credenciados DEVEM fazer cobertura por algum veículo de imprensa. Será necessário enviar uma carta do editor-chefe do veículo de comunicação, assinada e carimbada, confirmando a cobertura. Além disso, entraremos em contato com o veículo para essa confirmação.

4) Não serão concedidas credenciais de imprensa para os seguintes casos:

– Profissionais autônomos ou estudantes que não consigam comprovar vínculo com um veículo de imprensa existente e que siga as regras acima;
– Pessoas menores de 18 anos;
– Agências de publicidade, empresas exclusivas de vendas de fotos e vídeos promocionais e outros desta natureza;
– Profissionais independentes interessados em coleta de material em vídeo para produção de documentários;
– Outras empresas não jornalísticas.

5) Acessos ao sambódromo do Anhembi

– Os profissionais de imprensa terão sua base no Setor H do Sambódromo (portão 23), onde estará localizada a Sala de Imprensa, e só poderão atravessar a pista nas áreas de dispersão, concentração ou com colete especial (para aqueles que receberem) pela lateral da pista.

– Os corredores de serviço, atrás de todos os setores, são de livre circulação para a imprensa credenciada, assim como as arquibancadas, dispersão e concentração.

– Somente fotógrafos vestindo o colete do evento terão acesso à lateral da avenida. Os demais profissionais não poderão circular dentro dessa área.

– As credenciais de imprensa não dão acesso às áreas VIPs e camarotes, uma vez que os espaços são de propriedades dos patrocinadores.

6) Primeira fase do credenciamento:

Informações e documentos necessários para cada profissional que solicitar o credenciamento:

Um representante de cada veículo de comunicação deve solicitar a credencial através do link: https://forms.gle/ErTSv61D7F4mGm377   e preencher formulário oficial com os dados do veículo e responsável pelo credenciamento.

Após o envio, se solicitado, o representante deverá fazer o envio da documentação exigida. Em caso de dúvidas, o veículo pode entrar em contato através do e-mail imprensacarnavalsp@gmail.com .

7) Segunda fase do credenciamento:

– Se a solicitação estiver correta e passar pelos critérios de credenciamento, a comissão de credenciamento enviará para o e-mail do representante do veículo de comunicação cadastrado o procedimento da segunda e última fase do credenciamento. Nesta fase, devem ser cadastrados os nomes e as fotos dos profissionais de cada veículo de comunicação. A data final para completar todo o processo de credenciamento no sistema é de 20 de janeiro de 2024. Após esta data, não serão mais aceitos nenhum pedido de credenciamento ou envio de material.

– Será necessário preencher todos os campos do credenciamento on-line e fazer o upload de uma foto digital de cada um dos profissionais de seu veículo de comunicação. As fotos devem ser de busto frontal e devem estar no formato 5×7 cm, arquivo de imagem com extensão no formato “jpg” e com, no mínimo300 dpi de resolução para manter a qualidade da impressão da foto na credencial. Não serão aceitas fotos em outros formatos. A ausência de fotos de quaisquer profissionais ou o envio de fotos em outros formatos acarretará em recusa da credencial para aquele profissional, já que não são emitidas credenciais de imprensa sem foto apropriada.

– Não será possível o cadastramento de um número maior de pessoas que a quantidade de credenciais liberadas.

– Após o término desse procedimento, o solicitante receberá mensagem por e-mail com os nomes de todos os cadastrados e com a frase “credenciamento concluído”. O usuário deverá imprimir esta mensagem e levar como protocolo no dia de entrega das credenciais. Porém, o solicitante somente poderá ver essa mensagem se concluir todo o processo, preencher todos os campos e incluir as fotos e dados de todos os profissionais de imprensa de seu veículo. Caso contrário, não receberá a mensagem.

8) Serão automaticamente DESCONSIDERADAS:

– Solicitações de credenciamento por outros meios, que não pelo link oficial de credenciamento;– Solicitações de credenciamento fora do prazo estipulado;
– Credenciamentos incompletos (ou seja, que não completarem a 1ª e a 2ª fase do processo).
– A produção e/ou assessoria de imprensa de qualquer artista não está autorizada a credenciar profissionais da imprensa para os Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo 2023.

 9) Casos em que não serão concedidas as credenciais:

A Liga-SP e a Comissão de Credenciamento têm total liberdade para negar o credenciamento a qualquer veículo de comunicação quando constatar:
– Sites que estejam fora do ar ou sem conteúdo;
– Sites não atualizados nos últimos 12 (doze) meses;
– Sites sem conteúdo próprio;
– Blogs, sites e redes sociais pessoais;
– Fotógrafos que não utilizam equipamentos profissionais. Não será permitido o uso de câmeras amadoras;
– Fotógrafos que utilizam apenas tablets e celulares para fotografar na pista;
– Meios de comunicação que desejam realizar promoções e distribuição de exemplares de jornais, revistas antigas e/ou recentes (sem autorização prévia);
– Jornais e revistas impressos que não comprovem a periodicidade indicada na capa;
– Fotógrafos autônomos que não façam cobertura fotográfica de caráter exclusivamente jornalístico;
– Profissionais que tenham histórico de postura indecorosa ou desrespeitosa ou ainda de causar tumulto na sala de imprensa em anos anteriores.

10) Restrição de Acesso

–. O revezamento de coletes poderá ser feito entre profissionais do mesmo veículo e ficará a cargo de cada veículo (a organização não terá coletes extras).

– Há critérios específicos para a concessão dos coletes de acesso à pista, já que existe um número reduzido por solicitação das próprias escolas de samba, que podem ter seu desfile prejudicado pela quantidade excessiva de jornalistas na pista. O número de coletes a ser concedido será decidido pela Liga-SP, levando-se em conta os seguintes critérios:

> Necessidade de circulação pela pista em função da natureza do trabalho (fotógrafos terão prioridade);
> Tiragem e/ou audiência do veículo de imprensa e formato ou penetração do veículo;
> Em alguns casos, a Comissão de Credenciamento poderá não fornecer colete – mesmo em se tratando de fotógrafos – em razão da quantidade extremamente limitada dos mesmos;

A TV Globo possui os direitos de transmissão dos Desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial de São Paulo.

> Aqueles que, porventura, forem flagrados com credenciais alheias ou falsas serão conduzidos para fora das dependências do evento;
>  O profissional que não estiver, de fato e efetivamente, realizando a cobertura jornalística do evento (em razão do histórico em anos anteriores, da natureza do veículo etc);
> Outras situações específicas ligadas ao bom andamento do evento Carnaval SP 2024.

 11) Regras de conduta para o uso do colete:

– Receber o briefing de orientação;
– Assinar o termo de compromisso com as regras de conduta;
– Para retirada de colete, com acesso à pista, fotógrafos deverão assinar um termo de responsabilidade na sala de imprensa. – Quando em atividade (na lateral da pista) é obrigatório o uso do colete de identificação;
– O numeral do colete não pode ficar coberto ou escondido para, se necessário, ser possível identificar o profissional;
– Entrada na pista: usar apenas os acessos oficiais, com autorização dos controladores da avenida, seja na saída da pista ou nos portões de acesso;
– Ficar atento ao fluxo das alegorias nas áreas da pista, retorno da pista e entrada da pista;
– Ao receber essas regras de credenciamento, o profissional declara estar ciente e se compromete a cumprir as condições e limitações impostas pela organização da Liga-SP, principalmente quanto ao uso das credenciais e coletes de acesso à pista. O não cumprimento das normas deste termo implica na perda da credencial e do colete.

 12) Acessos ao sambódromo

– Está proibido o consumo de bebidas alcoólicas por profissionais credenciados para TRABALHAR. Os profissionais identificados com tal comportamento terão suas credenciais canceladas automaticamente e serão convidados a se retirarem do evento.

– A credencial é de uso pessoal, único e exclusivo do profissional. Nos casos de fraude (uso de credencial por terceiros), os profissionais identificados terão as credenciais canceladas automaticamente e serão convidados a se retirarem do evento.

– A produção e/ou assessoria de imprensa de qualquer artista não está autorizada a credenciar profissionais da imprensa para os Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo 2023.

– Os credenciados não podem, de maneira alguma, entrar no setor de Imprensa utilizando fantasias.
– Os credenciados não podem portar armas brancas ou de fogo.
– Os credenciados não podem mexer nas instalações elétricas ou telefônicas (rede a cabo) do setor de Imprensa.
– Os credenciados não podem trazer escadas nem banquetas ao setor de Imprensa.
– Não será permitido demarcar espaços nas bancadas da sala de imprensa.

Em desobediência a quaisquer um dos itens anteriores, os credenciados serão retirados do evento.

– O setor de Imprensa terá armários para os credenciados, em número reduzido. Cada credenciado deverá trazer seu próprio cadeado.

– A Liga-SP e a SPTuris não se responsabilizam por objetos deixados na Sala de Imprensa.

13) Aprovação

– Para o Carnaval SP 2024, cada profissional de imprensa que tiver seu processo de credenciamento aprovado e concluído no sistema receberá uma credencial com identificação de nome, cargo, veículo de comunicação e foto, além de chip eletrônico para acesso às catracas e circulação em todos os setores do Sambódromo, exceto pista e camarotes.

– A posse da credencial é de responsabilidade exclusiva de cada profissional. Como a credencial é feita por empresa especializada e possui elementos antifalsificação, o processo de confecção da mesma dura alguns dias. Sendo assim, não há tempo hábil para emissão de credenciais extras para substituição, seja por perda, extravio ou mudança de profissional do veículo de comunicação (nesse caso, o veículo ficará com credenciais a menos).

– Na Apuração do Carnaval SP 2024, o profissional deverá portar a credencial de imprensa para ter autorização de entrada e acompanhar a Apuração.

 

– Para a entrada no Sambódromo do Anhembi, é necessária a apresentação de documento com foto, além da credencial.

– Estacionamento:  Em virtude das obras no complexo do Anhembi, excepcionalmente no Carnaval de 2024, não serão concedidas vagas de estacionamento para imprensa. Sugerimos a utilização de Táxis ou carros de aplicativos.

-Outras informações estarão disponíveis em breve no site www.ligasp.com.br.

Comissão de Credenciamento – Carnaval SP 2024
Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo

 

Notícias Relacionadas

It seems we can't find what you're looking for.