Mocidade Alegre
Exposição celebra a paixão de Mário de Andrade Carnaval e celebra o bicampeonato da Mocidade Alegre

O espírito vibrante do Carnaval de São Paulo continua ecoando na cidade muito além dos desfiles! Em uma parceria especial entre a Casa Mário de Andrade e a Mocidade Alegre, a exposição “Eu Mesmo, Carnaval” homenageia a paixão de Mário de Andrade pela cultura popular e pela maior festa do país. A mostra, aberta ao público até maio de 2025, explora a profunda relação do poeta com o Carnaval paulistano e outras expressões populares em território nacional.

Como fio condutor, a exposição apresenta o enredo do desfile campeão de 2024 da Mocidade Alegre, “Brasiléia Desvairada: A busca de Mário de Andrade por um país”, inspirado nas viagens folclóricas realizadas pelo poeta para explorar a identidade cultural brasileira. O visitante será guiado pelo personagem Arlequim, uma figura irreverente que, na obra de Mário de Andrade, representa tanto a “cidade desvairada” de São Paulo quanto o próprio poeta.

O nome da exposição é uma citação de um verso do poema “Carnaval Carioca”, que reflete a identificação de Mário com a temática. Além das fantasias que encantaram o público no desfile, a mostra conta com uma cenografia imersiva e interativa, concebida e executada por Stella Tedesco e curadoria de Arthur Major, pesquisador da Casa Mário de Andrade, e Fábio Parra, diretor cultural da Mocidade Alegre, que uniram o universo museológico e o carnavalesco para criar uma experiência completa e marcante.

A abertura, realizada em 9 de novembro, foi marcada pela presença da presidente da Mocidade Alegre, Solange Cruz, e componentes da escola que trouxeram o samba para o museu, criando um momento inesquecível. Ao destacar a abertura do evento, a presidente Solange destacou: “Que felicidade falar mais uma vez sobre Mário de Andrade (em 2004, no nosso primeiro ano de gestão ele também estava no nosso desfile). Eu nunca vou esquecer. Quando o enredo foi apresentado para nós, pelo enredista, todos nos emocionamos. E que enredo lindo, que foi o responsável pelo nosso bicampeonato. E tenho certeza que Mário de Andrade nos abençoou, trouxe toda a leveza do Carnaval e de suas viagens. Muito obrigada, de coração, em nome da minha, da sua e da nossa Mocidade Alegre.”

Exposição “Eu Mesmo, Carnaval”
Local: Museu Casa Mário de Andrade – Rua Lopes Chaves, 546, Barra Funda, São Paulo, SP.
Data: até 11 de maio de 2025.
Horário: de terça a domingo, das 10h às 17h30.
Entrada gratuita.

Fotos: Mocidade Alegre