Mocidade Unida da Mooca
“Krenak – O presente ancestral” é o enredo da MUM para 2025

A Mocidade Unida da Mooca, anunciou através de suas redes sociais o enredo que levará para o Sambódromo em 2025. O escritor e primeiro indígena Imortal da Academia Brasileira de Letras, Ailton Krenak será o enredo da escola para o carnaval 2025. “Krenak – O presente ancestral” referência aos livros e vida do também jornalista e ativista social.

Confira um trecho do texto divulgado pela escola:

“Krenak será a voz que nos guiará, e caminharemos pelo seu discurso entendendo que o ser humano ainda não compreendeu a real importância do planeta e que o futuro não pode ser construído sem o passado.

Miramos nosso olhar para um Brasil que resiste em não se compreende enquanto povo, que levou 126 anos para reconhecer como imortal um falante das línguas originárias do nosso país. A MUM ergue sua voz, e soma seu canto ao brado de um país que, por mais de 500 anos, segue lutando pelo direito de ser e estar no chão que sempre os pertenceu.

O enredo será desenvolvido pelo carnavalesco Renan Ribeiro e já conta com o aval do homenageado. Será a primeira vez que nossa escola de samba de 37 anos abordará a temática indígena.

Contamos com a nossa comunidade e todos os apaixonados pela arte nobre do carnaval em desmistificar estereótipos que tanto fizeram mal para os nossos povos originários e assim cantarmos a potência de Ailton Krenak no Anhembi no ano que vem!”

Clique aqui e confira o vídeo de divulgação

Ailton Krenak no Festival Cidade do Futuro

 

Em 2024, a Mocidade Unida da Mooca conquistou a 6ª posição no grupo de acesso 1.