Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo
Liga-SP prestigia posse de Aline Torres como secretária de Cultura
Lúcia Helena da Silva, curadora do Espaço Cultural do Carnaval na Arena de Lazer Sambódromo do Anhembi, esteve presente na cerimônia

Foto: Edson Lopes/Prefeitura de São Paulo

Nesta segunda-feira (30), Aline Torres tomou posse como secretária de Cultura da cidade de São Paulo, com a missão de reerguer o setor que foi muito afetado pela pandemia de covid-19. A cerimônia contou com a presença da Liga-SP, representada por Lúcia Helena da Silva, curadora do Espaço Cultural do Carnaval na Arena de Lazer Sambódromo do Anhembi. Também estiveram presentes o prefeito Ricardo Nunes, secretários de pastas como Marta Suplicy, de Relações Internacionais e Federativas, e Sergio Sá Leitão, secretário estadual de Cultura e Economia Criativa e representante do governador João Doria na ocasião, além de outras autoridades.

Em seu discurso de posse, Aline assumiu um compromisso com a representatividade, fazendo desta uma gestão mais diversa e inclusiva. “Se o passado de Mário de Andrade nos traz inspiração, o dia de hoje é muito importante para que, no futuro, se saiba que um prefeito, com coragem, transformou seu compromisso com um ato concreto, reconhecendo nesta mulher negra, do bairro de Pirituba, a capacidade de, ao seu lado, conduzir, fomentar e apoiar toda a imensa e rica produção cultural da nossa terra”, disse. Para Ricardo Nunes, o fomento ao setor cultural neste momento de retomada econômica é crucial: “A gente vai precisar muito de ter a cultura como um mecanismo importante, principalmente nas áreas periféricas, onde estão as pessoas em maior vulnerabilidade e necessidade”.

Aline Torres é relações-públicas e pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais, pelo CELACC-USP. Já passou pela Secretaria de Estado da Cultura em São Paulo e, antes de ser chamada por Nunes ao novo cargo na capital, ocupou brevemente o posto de secretária de Inovação e Tecnologia. Para além do currículo sólido, Aline é paulistana de Pirituba, zona norte, e sambista.