Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo
Mais de 25 mil visitantes passaram pela exposição “Bicentenário — Contado por Enredos e Fantasias”
Foram sete finais de semana com apresentações das escolas de samba, atividades culturais e visitas de alunos da rede pública de ensino

Mais de 25 mil visitantes passaram pela exposição “Bicentenário — Contado por Enredos e Fantasias”. Entre componentes das escolas de samba paulistanas, estudantes, artistas, sambistas e visitantes de todos os lugares do Brasil, a mostra obteve êxito na proposta de oferecer ao público uma experiência imersiva nos 200 anos da Independência do Brasil.

Todas as fotos da programação especial da exposição estão disponíveis no Flickr


Além dos shows das agremiações filiadas à Liga-SP aos finais de semana, o espaço foi bem aproveitado, também, por estudantes do ensino público, em excursões escolares. Durante o evento de lançamento do CD do Carnaval SP 2023, a exposição permaneceu aberta até à meia-noite para os sambistas visitantes. 

Bicentenário — Contado por Enredos e Fantasias

Em 2022, o Governo do Estado e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa realizaram diversas atividades culturais em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. O Carnaval e as escolas de samba se integraram à Agenda Bonifácio, com a exposição Bicentenário — Contado por Enredos e Fantasias.

A mostra foi uma curadoria do tema através dos desfiles das escolas de samba de São Paulo ao longo dos anos. Por meio das práticas carnavalescas, a exposição propôs uma experiência multissensorial e imersiva dos últimos 200 anos. E para abrigar o espaço, nada melhor do que a Fábrica do Samba, onde nascem os sonhos de Carnaval das agremiações paulistanas.