No dia 19 de junho, segunda-feira, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abre, oficialmente, a preparação para o Carnaval SP 2024 com o sorteio da ordem dos desfiles, às 20h, na Fábrica do Samba, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
O evento é fechado para as 33 agremiações filiadas à organizadora dos desfiles no sambódromo do Anhembi e seus convidados, também conta com pocket shows das três escolas de samba campeãs do Carnaval SP 2023: Mocidade Alegre, do grupo Especial; Vai-Vai, que venceu o grupo de Acesso 1; e Torcida Jovem, campeã do grupo de Acesso 2.
+ Saiba quais escolas desfilam na sexta e no sábado em 2024
Posições predefinidas
Como prevê o regulamento, a agremiação campeã do Carnaval SP 2023, Mocidade Alegre, escolherá a sua posição de desfile para o próximo ano. Camisa Verde e Branco, vice-campeã do Acesso 1, é a primeira agremiação a desfilar na sexta-feira, 9 de fevereiro. Vai-Vai, que também ascende ao grupo Especial, abrirá o sábado de desfiles, 10 de fevereiro.
O mesmo acontece para os grupos de Acesso 1, com Dom Bosco de Itaquera e Torcida Jovem — vice-campeã e campeã do Acesso 2 em 2023, respectivamente — na primeira e segunda posição de desfile do domingo, 11 de fevereiro; e Acesso 2, com Unidos de São Miguel e Unidos de São Lucas — vice-campeã e campeã da UESP — que ascenderam ao grupo de Acesso 2.
A partir de 2024, as escolas que ficaram em 11º e 12º lugar no grupo Especial no ano anterior fecharão a noite de desfiles. Antes, o regulamento previa que estas colocadas ficassem com o segundo horário da sexta e do sábado. A mudança foi aprovada em dezembro de 2022 — antes do Carnaval SP 2023, portanto — em plenária realizada com os presidentes e representantes das agremiações do grupo.
Sendo assim, em 2024, Rosas de Ouro é a 7ª escola a desfilar na sexta-feira, 9 de fevereiro, e Acadêmicos do Tucuruvi encerra os desfiles do sábado, 10 de fevereiro, pelo grupo Especial.