Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo
Ordem dos desfiles do Carnaval SP 2023 está definida
Veja a programação completa e como garantir um lugar no evento marcado para fevereiro

Fotos: Felipe Araujo/Liga-SP

Oficialmente, está dada a largada para o Carnaval SP 2023. A ordem dos Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo foi sorteada nesta segunda-feira (20), na Fábrica do Samba e os ingressos para as noites de desfile já podem ser adquiridos. Para a abertura das vendas, um lote promocional para arquibancadas foi disponibilizado ao público.

Veja a programação para o Carnaval SP 2023:

GRUPO ESPECIAL
17 de fevereiro, sexta-feira
1- Independente Tricolor
2- Acadêmicos do Tatuapé
3- Barroca Zona Sul
4- Unidos de Vila Maria
5- Rosas de Ouro
6- Tom Maior
7- Gaviões da Fiel

18 de fevereiro, sábado
1- Estrela do Terceiro Milênio
2- Acadêmicos do Tucuruvi
3- Mancha Verde
4- Império de Casa Verde
5- Mocidade Alegre
6- Águia de Ouro
7- Dragões da Real

Mocidade Alegre é a vice-campeã do Carnaval SP 2022

GRUPO DE ACESSO
19 de fevereiro, domingo
1- Nenê de Vila Matilde
2- X-9 Paulistana
3- Camisa Verde e Branco
4- Vai-Vai
5- Morro da Casa Verde
6- Colorado do Brás
7- Pérola Negra
8- Mocidade Unida da Mooca

GRUPO DE ACESSO II
11 de fevereiro, sábado

1- Imperatriz da Pauliceia
2- Amizade Zona Leste
3- Brinco da Marquesa
4- Primeira da Cidade Líder
5- Imperador do Ipiranga
6- Uirapuru da Mooca
7- Leandro de Itaquera
8- Unidos do Peruche
9- Unidos de Santa Bárbara
10- Torcida Jovem
11- Camisa 12
12- Dom Bosco de Itaquera

Pocket show da Estrela do Terceiro Milênio no sorteio da ordem dos desfiles

Ingressos à venda

Os ingressos para assistir aos Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo estão à venda pelo site www.clubedoingresso.com, em lote promocional de lançamento. A princípio, apenas as arquibancadas estão disponíveis para a compra, a partir de R$ 90 para o grupo Especial.


Sidnei Carriuolo, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo e da Águia de Ouro, ressalta o planejamento para o próximo ano: “É importante sair cedo, sair antes. Estamos no caminho certo, começamos com uma festa maravilhosa para dar o pontapé inicial do Carnaval 2023, agora é trabalhar muito”.

Pocket show da Nenê de Vila Matilde no sorteio da ordem dos desfiles

 

O sorteio

Tradicionalmente realizado em junho, o sorteio da ordem dos Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo aconteceu na Fábrica do Samba, com a presença das 34 agremiações e seus convidados, e pocket shows das campeãs Nenê de Vila Matilde (Acesso II), Estrela do Terceiro Milênio (Acesso) e Mancha Verde (Especial).

Por regulamento, algumas posições já são predefinidas e, portanto, há escolas que não participam do sorteio. É o caso da recém-chegada Imperatriz da Pauliceia, que vai abrir a noite de desfiles do Acesso II, porque é a atual campeã da UESP. Maralice Lazarini, presidente da agremiação, conta que o processo para ascender ao grupo da Liga-SP foi árduo: “Nós juntamos a comunidade de novo, fizemos um trabalho bacana e foi dando certo. Agora é tentar fazer um trabalho bacana aqui”.

Também de acordo com o regulamento, Nenê de Vila Matilde — que foi campeã no grupo de Acesso II em 2022 — abre a noite de desfiles do grupo de Acesso em 2023; Independente Tricolor — vice-campeã do Acesso em 2022 — é a primeira escola a desfilar pelo grupo Especial na sexta-feira, 17 de fevereiro; Acadêmicos do Tatuapé — que ficou com a 12ª colocação do grupo Especial — é a segunda escola da sexta. Excepcionalmente para 2023, a Gaviões da Fiel definiu previamente a 7ª posição de desfile da sexta-feira, em benefício do espetáculo. Estrela do Terceiro Milênio — campeã do Acesso em 2022 — abre a segunda noite de desfiles do grupo Especial no sábado, 18 de fevereiro; e Acadêmicos do Tucuruvi — que terminou em 11º lugar em 2022 — é a segunda agremiação da noite.

Mascote da Mancha Verde escolhe a posição de desfile da agremiação

Mancha Verde escolhe a 3ª posição de desfile no sábado, 19 de fevereiro

A grande campeã do Carnaval da Vida, Mancha Verde, levou o mascote Manchão ao palco do sorteio para escolher a 3ª posição de desfile do sábado de Carnaval. Paulo Serdan, presidente da agremiação, conta que esta é uma escolha estratégica: “Nós temos dois títulos desfilando na terceira [posição da noite], gostamos muito da situação onde as alegorias ficam e é um bom lugar para nós, por isso optamos pela terceira posição de novo, quem sabe”.

O enredo para 2023 — “Oxente – Sou xaxado, sou Nordeste, sou Brasil” — foi apresentado mesmo antes do desfile de 2022. Apesar dos bons resultados nos últimos anos, Serdan lembra que cada projeto é diferente e demanda empenho, independente do momento: “Manter a seriedade, o pé no chão e ensaiar bastante”, diz. “Já estamos trabalhando, vamos poder apresentar um grande projeto de novo. O André [Machado, carnavalesco da Mancha Verde] está bem empolgado e vamos conseguir fazer um trabalho legal”.