Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo
Prefeitura de São Paulo entrega obras da Fábrica do Samba
Projeto, que conta com 14 galpões para utilização das escolas de samba, foi concluído em fevereiro de 2022

Nesta sexta-feira (25), a obra da Fábrica do Samba foi entregue pela Prefeitura de São Paulo. A cerimônia que marca a conclusão desta etapa do Carnaval paulistano aconteceu no espaço localizado na Barra Funda, pela manhã, com a presença do prefeito Ricardo Nunes; da secretária Municipal de Cultura, Aline Torres; do presidente da Câmara dos Vereadores e presidente de honra da Liga-SP, Milton Leite; do presidente da Liga-SP e da Águia de Ouro, Sidnei Carriuolo; e outras autoridades municipais e dirigentes das agremiações filiadas. 

As obras da Fábrica do Samba 1, na Barra Funda, começaram em 2012, com inauguração prevista para janeiro de 2015. O projeto conta com três blocos, que abrigam 14 galpões, designados para a confecção das alegorias e fantasias. Em 2016, foram entregues os blocos A e B, totalizando sete galpões, que hoje são utilizados pelas escolas de samba Águia de Ouro, Gaviões da Fiel, Dragões da Real, Unidos de Vila Maria, Tom Maior, Acadêmicos do Tatuapé e Mancha Verde. As obras do Bloco C, o maior do projeto, estavam paradas por questões de ordem administrativa. O trabalho foi retomado no dia 13 de setembro de 2021 e concluído em fevereiro de 2022.

A estrutura da Fábrica do Samba tem se mostrado fundamental para a montagem dos elementos visuais de um desfile, especialmente as alegorias, com segurança e qualidade. A conclusão das obras do último bloco, portanto, garante a evolução do espetáculo nos próximos anos.

A cerimônia de entrega da Fábrica do Samba foi acompanhada pela bateria da Águia de Ouro, campeã do Carnaval SP 2020, pela Corte do Carnaval e por sambistas de todas as esferas das escolas de samba.