Como iniciativa da deputada Leci Brandão (PCdoB/SP), a Medalha foi instituída em 2015 após aprovação de um Projeto de Resolução da deputada, mas já vinha sendo realizada desde 2012. Ao ser instituída como uma Resolução, a outorga da Medalha passou a ter caráter permanente e a integrar o calendário anual da Assembleia Legislativa.
De acordo com a justificativa da proposta, a Medalha tem por objetivo reconhecer o trabalho e as ações de mulheres que empoderam, impactam e influenciam decisivamente a vida de pessoas pertencentes a grupos vulneráveis da sociedade. Desde seu segundo ano no Parlamento paulista, a deputada Leci Brandão vem valorizando a atuação de mulheres que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento econômico, social e humano da sociedade.
Na última semana, a Presidente da Mocidade Alegre, Solange Cruz, foi uma das homenageadas, ganhando a Medalha Dra. Theodosina Ribeiro, como uma referência a sua contribuição na sociedade e no mundo do samba. Durante a sessão solene, outras mulheres também foram homenageadas.
Foto: Bruna Sampaio
Plenário Juscelino Kubitschek