X-9 Paulistana
Igor Carneiro fala sobre enredo da X-9 Paulistana para 2021
“Arapuca Tupi – A reconquista de uma terra sem dono” é de autoria do carnavalesco e do jornalista Júlio Poloni

Quando as coisas não vão bem no país, é comum ouvir “vamos devolver o Brasil para os índios e pedir desculpas”, não é? Imagine se, revoltados com o caos em terras tupiniquins, os indígenas armassem uma invasão, tomassem o território urbano e empregassem valores de sua cultura na sociedade, a fim de propor um novo ideal de vida! Mais de 500 anos depois da chegada dos portugueses ao Brasil, é essa a reflexão que a X-9 Paulistana vai levar para a Avenida. “Arapuca Tupi – A reconquista de uma terra sem dono” é “um enredo com viés indígena, de caráter crítico-social, baseado em uma história fictícia”, explica o carnavalesco responsável pelo desenvolvimento, Igor Carneiro. “‘Arapuca’, no nosso contexto, simboliza uma operação ou um plano indígena que irá salvar a humanidade, propondo soluções para a toda a sociedade. Arapuca é a redenção do caos em que o nosso país se encontra, na busca da reconquista de uma terra melhor pra se viver”. 

A invasão indígena que vai tomar conta do sambódromo do Anhembi em 2021 é uma operação dividida em quatro fases, de acordo com o carnavalesco. O primeiro passo é dominar a civilização urbana. No segundo momento, os indígenas vão mostrar valores característicos de seu povo. Em seguida, é hora colocar essa cultura em prática, em busca de uma terra melhor para se viver. Por fim, celebra-se a valorização dos povos indígenas como força crucial na luta contra as mazelas sociais do Brasil. “Arapuca é redenção, reconquista e manifestação cultural”, sintetiza Igor. Do ponto de vista estético, o carnavalesco quer trazer um desfile “claro e fácil de entender, com muita arte e reflexão”.

Em 2021, a X-9 Paulistana disputa o título do grupo de Acesso e uma das duas vagas para voltar ao grupo Especial. O carnavalesco tem trabalhado com pés no chão para enxergar novos caminhos e não repetir os erros do passado, com o apoio da diretoria da agremiação. Mas Carnaval é, também, encantamento e, por isso, Igor Carneiro carrega anseios e esperança em sua fala: “Sonhar é missão de carnavalesco. Somos movidos por sonhos. Sonho com as alegorias, com as fantasias, com o desfile, com o povo cantando… a escola é forte, com diversos quesitos consolidados e com departamentos funcionais que ajudam o desenvolvimento do projeto e a projeção do nosso trabalho e da escola”, completa. Igor divide a autoria de  “Arapuca Tupi – A reconquista de uma terra sem dono” com o jornalista Júlio Poloni. 

Como tem feito há alguns anos, a X-9 Paulistana optou por convidar compositores para produzir o samba-enredo que vai embalar o desfile no próximo Carnaval. A obra deve ser divulgada em breve pela agremiação. 

Em 2021, o desfile das escolas de samba de São Paulo não acontecerá em fevereiro. Por conta da pandemia de covid-19, o próximo Carnaval foi adiado para maio, por ora. A transferência de data foi anunciada pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e pelo governador, João Doria, em coletiva de imprensa. Entenda a decisão aqui.


Carnaval SP 2020

Com o enredo “Batuques para um Rei Coroado”, desenvolvido pelo carnavalesco Pedro Alexandre, o Magoo, a X-9 Paulistana ficou com a 13ª colocação no grupo Especial do Carnaval SP 2020, somando 268,4 pontos.