Mocidade Alegre
Solange Cruz é agraciada com Prêmio Luiza Mahin da SMDHC
premio-luiza-mahin-solange-mocidade-alegre
Cerimônia foi virtual e transmitida através do YouTube da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania no último domingo (25)

O Prêmio Luiza Mahin foi entregue a Solange Cruz, presidente da Mocidade Alegre, no último domingo (25). A gestora foi indicada por entidades associadas ao movimento social negro e de mulheres, e recebeu o prêmio em cerimônia virtual, transmitida pelo canal oficial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania no YouTube, na mesma data em que se celebra o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

A iniciativa da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial reconhece mulheres por sua atuação na luta contra a discriminação racial e na valorização da população negra em São Paulo. Presidente da Mocidade Alegre desde 2003, Solange foi premiada pela criação de um centro de formação artística e profissional na Morada do Samba, que oferece aulas de dança, percussão, mestre-sala e porta-bandeira, corte e costura, além de cursos para cabeleireiro, manicure, depilação, entrelaçamento e outras modalidades. Em seu discurso, destacou a predileção da Mocidade Alegre por enredos afro, totalizando 16 até o momento, incluindo o tema do próximo Carnaval, uma homenagem à Clementina de Jesus, cantora carioca, negra, que só chegou à carreira profissional aos 63 anos; e a atuação da agremiação em prol da comunidade, com ações sociais intensificadas por causa da pandemia de covid-19.

Além da presidente, receberam a honraria Rosélia Abadia da Silva, Martha  de Oliveira Braga, Maria Aparecida Pinto, Mãe Luiza Guerino, Lourdes Reis Silva e Ednusa Ribeiro.

Reveja a cerimônia: