Estrela do 3º Milênio
Ritmistas da Terceiro Milênio são homenageadas em projeto
Criada pelo mestre Vitor Velloso, a ação conversa com o enredo do próximo Carnaval, “Ô Abre Alas que Elas Vão Passar”

Fotos: Igor Catanhêde

O empoderamento da mulher tem inspirado fortemente a Estrela do Terceiro Milênio. Motivado pelo enredo do Carnaval de 2021, “Ô Abre Alas que Elas Vão Passar”, desenvolvido pelo carnavalesco Murilo Lobo, o mestre da bateria Pegada da Coruja, Vitor Velloso, criou o projeto “Rainhas do Ritmo” para homenagear as 46 mulheres ritmistas que compõem a agremiação. As estrelas do projeto foram produzidas e clicadas. O resultado é este aqui:



“Pensamos em exaltar primeiramente as meninas que formam o coração da nossa escola e pensamos em uma homenagem em que elas vivessem o enredo e se sentissem parte do projeto de carnaval de 2021”, explica Vitor Velloso. As imagens foram feitas na quadra da Estrela do Terceiro Milênio, no Grajaú, seguindo todos os protocolos de higiene para evitar a disseminação de coronavírus. As ritmistas foram produzidas pelo maquiador Márcio Merighi, a visagista Valéria Velloso e a produtora Lara Schulze. As fotos foram feitas pelo fotógrafo Igor Catanhêde.



“Foi muito emocionante ver cada uma delas produzidas,  a equipe vibrou com cada resultado e sentimos que a ação seria positivo para auto-estima delas”, conta o idealizador do “Rainhas do Ritmo”.



Carnaval 2021

“Ô Abre Alas que Elas Vão Passar” é uma homenagem às mulheres cuja força ergueu o samba e o Carnaval ao longo da história e na contemporaneidade. Murilo Lobo, carnavalesco responsável por desenvolver este projeto, se inspirou em suas experiências pessoais para criar o tema: “Recentemente perdi uma mulher muito importante na minha história, que lutou por alguns anos contra um câncer. Depois de sua partida, no meio daquela dor, eu me apercebi de quão importante e imprescindível ela tinha sido”, conta. Depois de assistir à mulheres contando sobre superações e desafios, sentiu a necessidade de expandir a contemplação. “Foi então que, refletindo sobre estas duas coisas, eu pensei nas mulheres do samba e do Carnaval”, explica o carnavalesco. Quem são essas mulheres? “São cantoras, compositoras, instrumentistas, ritmistas, baianas, passistas, porta-bandeiras, carnavalescas, costureiras, aderecistas, diretoras, chefes de ala, harmonias e até presidentes de escolas de samba”. Leia a entrevista completa.



Em 2021, o desfile das escolas de samba de São Paulo não acontecerá em fevereiro. Por conta da pandemia de covid-19, o próximo Carnaval foi adiado para maio, por ora. A transferência de data foi anunciada pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e pelo governador, João Doria, em coletiva de imprensa. Entenda a decisão aqui.


Carnaval SP 2020

Com o enredo “No coração da floresta nascem estrelas que brilham no meu Carnaval”, a Estrela do Terceiro Milênio ficou com a 3ª colocação no grupo de Acesso, somando 269,7 pontos.