Estrela do 3º Milênio
Estrela do Terceiro Milênio define samba-enredo neste domingo (4)
Em transmissão ao vivo, agremiação também apresenta os impactos de suas ações sociais durante a pandemia

A Estrela do Terceiro Milênio está cheia de novidades e vai aproveitar este domingo (4) para contar tudo! A partir das 16h, a escola do Grajaú faz uma transmissão ao vivo no Facebook para matar a saudade de um bom samba, divulgar os resultados das ações do projeto social Estrela em Ação durante a pandemia e, é claro, apresentar o samba-enredo que vai embalar o próximo desfile.

Duas obras disputam o título de campeã:

Samba 1: Fredy Vianna, Felipe Mendonça, Maurício Pito, Matheus Nassar, Shumacker e Grazzi Brasil

Samba 3: Tinga, Turko, Rafa do Cavaco, Maradona, Jairo Roizen, Thiago Sukata e Thiago Meiners

Durante a live, Carlos Pires, diretor de Carnaval da Milênio, vai explicar como foi o processo de escolha do próximo samba-enredo, em um concurso com audições internas e divulgação apenas virtual. A novidade, este ano, é a participação da comunidade. Seguindo todos os protocolos recomendados pelos órgãos de saúde, dois pequenos grupos ensaiaram os sambas para que a diretoria pudesse observar as obras na voz dos componentes. “Essa nova experiência nos deu  mais uma oportunidade para definir qual das obras se encaixa melhor no nosso projeto de Carnaval”, diz Carlos Pires. Para descobrir qual é o samba campeão, é necessário assistir à live até o fim.

Na programação, também está prevista a participação da ala musical da Estrela do Terceiro Milênio e da bateria Pegada da Coruja, para garantir música boa.

Mas nem tudo é samba! Se antes da pandemia, o projeto social da Milênio já estava a todo vapor, com a chegada da quarentena em São Paulo as ações se intensificaram bastante. Responsáveis por coordenar o projeto, Ynara Barros e Bete Honorato vão falar sobre os diversos atendimentos e a distribuição de máscaras, álcool em gel e cestas básicas na pandemia. “Nos inspiramos no trabalho das escolas de samba [Unidos de] Vila Maria e Rosas de Ouro e vamos chegar lá”, diz Ynara Barros.  A evolução conta com a parceria de ONGs e do setor público, pelas UBS. Mais duas convidadas entram nesse bate-papo sobre solidariedade: A dentista e parceira Samanta Santos e a psicóloga Vanessa Dias, coordenadora do “Samba se aprende na escola”, da Rosas de Ouro. A conversa ainda tem a participação do mestre Vitor Velloso, para falar sobre as aulas da escolinha de bateria, inclusão de pessoas com deficiência no grupo de ritmistas e a grande presença das mulheres na Pegada da Coruja. “Não é o gênero ou a condição física que determina o talento de um ritmista e sim o dom, habilidade com o instrumento, comprometimento e a vontade viver momentos mágicos que o carnaval proporciona”, explica Vitor. 



Carnaval 2021

No próximo Carnaval, a Estrela do Terceiro Milênio é delas! “Ô Abre Alas que Elas Vão Passar” é o enredo da escola do Grajaú para o próximo desfile, uma homenagem às mulheres cuja força ergueu o samba e o Carnaval ao longo da história e na contemporaneidade. Murilo Lobo, carnavalesco responsável por desenvolver este projeto, se inspirou em suas experiências pessoais para criar o tema: “Recentemente perdi uma mulher muito importante na minha história, que lutou por alguns anos contra um câncer. Depois de sua partida, no meio daquela dor, eu me apercebi de quão importante e imprescindível ela tinha sido”, conta. Depois de assistir à mulheres contando sobre superações e desafios, sentiu a necessidade de expandir a contemplação. “Foi então que, refletindo sobre estas duas coisas, eu pensei nas mulheres do samba e do Carnaval”, explica o carnavalesco. Quem são essas mulheres? “São cantoras, compositoras, instrumentistas, ritmistas, baianas, passistas, porta-bandeiras, carnavalescas, costureiras, aderecistas, diretoras, chefes de ala, harmonias e até presidentes de escolas de samba”. Leia a entrevista completa.

Em 2021, o desfile das escolas de samba de São Paulo não acontecerá em fevereiro. Por conta da pandemia de covid-19, o próximo Carnaval foi adiado para maio, por ora. A transferência de data foi anunciada pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e pelo governador, João Doria, em coletiva de imprensa. Entenda a decisão aqui.

Carnaval SP 2020

Com o enredo “No coração da floresta nascem estrelas que brilham no meu Carnaval”, a Estrela do Terceiro Milênio ficou com a 3ª colocação no grupo de Acesso, somando 269,7 pontos.