Estrela do 3º Milênio
Murilo Lobo fala sobre inspirações para enredo da Terceiro Milênio
Carnavalesco uniu experiências pessoais e reflexão para trazer homenagem no próximo desfile

No próximo Carnaval, a Estrela do Terceiro Milênio é delas! “Ô Abre Alas que Elas Vão Passar” é o enredo da escola do Grajaú para o próximo desfile, uma homenagem às mulheres cuja força ergueu o samba e o Carnaval ao longo da história e na contemporaneidade. A novidade foi divulgada durante uma transmissão ao vivo feita pela agremiação.

Murilo Lobo, carnavalesco responsável por desenvolver este projeto, se inspirou em suas experiências pessoais para criar o tema: “Recentemente perdi uma mulher muito importante na minha história, que lutou por alguns anos contra um câncer. Depois de sua partida, no meio daquela dor, eu me apercebi de quão importante e imprescindível ela tinha sido”, conta. Depois de assistir à mulheres contando sobre superações e desafios, sentiu a necessidade de expandir a contemplação. “Foi então que, refletindo sobre estas duas coisas, eu pensei nas mulheres do samba e do Carnaval”, explica o carnavalesco. Quem são essas mulheres? “São cantoras, compositoras, instrumentistas, ritmistas, baianas, passistas, porta-bandeiras, carnavalescas, costureiras, aderecistas, diretoras, chefes de ala, harmonias e até presidentes de escolas de samba”. Assista ao vídeo divulgado pela agremiação:

O enredo “Ô Abre Alas que Elas Vão Passar” vai retratar as batalhas travadas contra o machismo e o preconceito racial para que as mulheres pudessem ocupar outras posições no samba e no Carnaval, além das funções tidas como femininas. “Quero valorizar as mulheres que tiveram a coragem de não aceitar o lugar que a sociedade patriarcal reservou para elas, quero falar das pioneiras, das transgressoras que abraçaram suas Liliths e se tornaram mulheres inspiradoras. O público pode esperar um desfile emocional, que vai tocar e fazer refletir”, diz o carnavalesco.

Historicamente, por onde o samba e o Carnaval se manifestaram no Brasil, houve a participação e influência direta de mulheres cujas mãos ajudaram a escrever essas memórias culturais e as tradições, ainda que sem o devido reconhecimento. Elas abriram portas para que outras pudessem vir e firmar a presença e importância feminina. Com esta homenagem às mulheres, Murilo Lobo pretende gerar mudança, respeito e conscientização: “Desejo que, a partir desta reflexão, o samba e o carnaval possam ser cada vez mais espaço de encontro, de aceitação das diferenças e de inclusão”.

Em 2020, com o enredo ““No coração da floresta nascem estrelas que brilham no meu Carnaval”, a Estrela do Terceiro Milênio ficou com a 3ª colocação no grupo de Acesso, somando 269,7 pontos.